quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Somos parte da Terra e ela e parte de nós

Por Kaka Werá Jacupé*

Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no século XX a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professor.
Mas a maior contribuição que os povos da floresta podem deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A Tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensinam que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e inter-relações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes. Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um. Quando o humano das cidades petrificadas largarem as armas do intelecto, essa contribuição será compreendida. Nesse momento entraremos no Ciclo da Unicidade, e a Terra sem Males se manifestará no reino humano.
Kaka e Eu no Convento do Morro das Pedras

*Kaka Werá Jecupé é índio de origem tapuia, escritor, ambientalista, conferencista; fundador do Instituto Arapoty, organização voltada para a difusão dos valores sagrados e éticos da cultura indígena. É empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social&Ambiental. Desde 1998, leciona na Fundação Peirópolis e na UNIPAZ (Universidade da Paz). Tem como missão ajudar na construção e no desenvolvimento de uma cultura de paz pela promoção do respeito à diversidade cultural e ecológica. Já viajou e palestrou em diversos países, entre eles: Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Índia, Escócia, México e França, sempre procurando levar mensagens da sabedoria dos povos ancestrais do Brasil. Pela Editora Peirópolis já publicou Tupã Tenondé e A terra dos mil povos - História indígena do Brasil contada por um índio.
Neste ano de 2007 publicou pela Editora Peirópolis As fabulosas fábulas de Iauaretê

Livros publicados pela Editora Peirópolis
Tupã Tenondé
Terra dos mil povos - História indígena do Brasil contada por um índio, A
Fabulosas fábulas de Iauaretê, As

Fonte: JECUPÉ, Kaka Werá. A Terra dos Mil Povos: história indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 1998.
Fotos: Editora Peirópolis e Irradiando Luz.

Artigos Relacionados



2 comentários

Rosana Oshiro disse...

Poxa, que bacana Gabriel!
Acredito muito nessa conectividade da natureza com os homens...
Sou bisneta de índios e recebi alguns ensinamentos sagrados do meu avó, que com certeza passarei a meus filhos...
Com certeza a verdadeira sabedoria precisa ser descoberta pela nossa sociedade atual!

um abço
Rosana Oshiro ou Anasor Orisho

Astrid Annabelle disse...

Olá Gabriel!
Vi a indicação para o seu blog no Cova do Urso...vim conferir e amei!
Vou colocar você na lista dos blogues que acompanho...
A respeito desse post...quando o homem voltar a ser um humano natural todas as coisas com certeza absluta ficarão melhores...naturalmente!
Abraço feliz por ter lhe conhecido!
Ma Jivan Prabhuta

Postar um comentário

Não perca sua originalidade!
Manifeste-se!
Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica...

Mas atenção:
Os comentários são moderados.
Isso significa que eles só aparecerão aqui após aprovação. Não censuramos opiniões. A moderação está ativa apenas para evitar spam.
Não é necessário re-enviar. AXÉ!



Arquivo do blog

#ad

| Irradiando Luz -alguns direitos reservados|
Real Time Web Analytics ^