sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Baixe grátis: eBook Web 2.0 - Erros e Acertos

Web 2.0 Erros e Acertos Faça o download gratuito: eBook Web 2.0 Erros e Acertos: Guia prático para o seu projeto


A profissão de gerente de Tecnologia da Informação pode ser muito mais emocionante do que parece. Meu pai, Paulo Siqueira, é um ótimo exemplo desta tese.

Depois de trabalhar por 20 anos no Santander-Banespa (onde implementou de forma pioneira a Intranet nos idos de 1994), ele “largou tudo” e se jogou no mundo. Desde então, ele já trabalhou como gerente de TI para diferentes órgãos da ONU em países como Itália, Holanda, México, Equador, Colômbia, Timor Leste, Tonga, Palestina, e Paquistão.

Ser filho de um aventureiro da Tecnologia também não é fácil! Passei muito sufoco nos últimos dez anos, rezando e torcendo para que ele voltasse para casa são e salvo. Vou citar algumas passagens desta vida tão incrível.

Logo apos meu pai sair do Timor Leste, estourou uma guerra civil no país mais jovem do mundo. De lá ele foi para o Reino de Tonga, um paraíso do Oceano Pacífico considerado pelos habitantes como “o lugar mais seguro para se viver na Terra”. Apesar disso, quando Paulo Siqueira estava morando lá, aconteceu um terremoto de 6 graus na escala Richter. Quando seu contrato acabou e ele retornou ao Brasil, eis que o improvável aconteceu: o rei de Tonga morreu e estourou uma guerra civil.

Depois, Paulo foi trabalhar como gerente de TI do processo eleitoral na Palestina. Foram nestas eleições, no ano de 2006, que o partido Hamas conquistou a maioria dos assentos no conselho legislativo da Autoridade Nacional Palestina, desbancando o Fatah, partido do falecido Yasser Arafat. Resultado: assim que o trabalho acabou e meu pai veio embora, estourou uma guerra civil entre Hamas e Fatah, e Israel aproveitou o racha interno para detonar ainda mais os palestinos.

Agora meu pai está morando no Paquistão e trabalhando na UNICEF. Para quem não sabe, o Paquistão é um país que faz fronteira com o Afeganistão. Pois não é que foi pra lá que os Talibãs fugiram depois da invasão estadunidense! Atentados lá acontecem corriqueiramente, inclusive tendo como alvo a ONU. Para piorar a situação, o país ainda sofreu, nesta última semana, um terremoto de 6 graus na escala Richter.

Em meio a esta vida atribulada, desviando de balas perdidas, homens-bomba e escombros de terremotos, não é que meu pai ainda acha tempo para escrever um eBook! É neste cenário caótico, saído de filmes de Hollywood, que Paulo Siqueira escreveu seu livro Web 2.0 – Erros e Acertos – Um guia prático para seu projeto.

No eBook Web 2.0 – Erros e Acertos – Um Guia prático para o seu projeto Paulo Siqueira explica, em linguagem clara e didática, como concebeu, desenvolveu e colocou em prática um projeto para a Web, passando pelo planejamento, programação, publicidade online e finalmente a execução.

O lançamento colaborativo de seu eBook, coordenado por mim, conta com a participação de mais de 80 blogues. O eBook está sendo publicado neste exato momento, simultaneamente, em todos estes blogues e ainda por cima no Twitter! Espero que meu pai tenha sobrevivido por mais este dia para poder conferir!

O que você está esperando? Baixe agora mesmo o Web 2.0 – Erros e Acertos – Um guia prático para seu projeto!

Para participar do lançamento no Twitter basta adicionar @psiqueira, @gilsonschwartz e @gabrieldread e publicar suas mensagens com a hashtag (marcador) #eBook20.

Estão participando do lançamento do Web 2.0 - Erros e Acertos - Um guia prático para o seu projeto, os seguintes blogs: Irradiando Luz, Dossiê Alex Primo, Não Zero, UsuárioCompulsivo, Nerds Somos Nozes, Zerotrack, Blog de Seo e Webstandards, iceBreaker, Luz de Luma, yes party!, Vivo Verde, Cova do Urso, Grãos de Areia pelo Infinito, atblog, DE Consulting, Nota Zer0!, TecnoCT, Leitura na Tela, Antes da HORA, Tecnologias digitais e Educação, Tecnologias, Educação e algo mais…, Virtual Z1, Uhu, galera!…, Blog do Carlos Fran, Blog do Locoselli, Blog de Renato Salles, Lua internauta, Mundo Desbravador, Fonte de Alegria, Lar da Veterinária, Origine Italiana, Arthur Araujo, Luana Giampietro, Blog do Zemarcos, blog EJM, Notícia e blog, Mídia Boom, [In]Commun Séries, Blogando com Vc!, Grupo NGJ, Voxtopia, pribi.com.br, Blog da Mari Rocha, Unidade Avançada, Blog Windows Brasil, Preparando a Redação, Usuário Nokia, Léo.Lopes – Portfólio, Blog do Netmind, Sylvester Stallone Brasil, Códigos Blog, Brasil Critical, Security Total, Ricardo Campos: Reflexione, Actividade, Açaí Grosso, Muleque Doido, Ernandes Rodrigues, cajuinas, Educação a Distância, WebGringos, Fruição e Escrita, Informática Desvendada, Midlife, Popzei!, Berdades da Boca P’ra Fora, My Percepções, Liso-Sapiens, Blogger Pessoal, Neurônio 2.0, Vondeep, The worst kind of thief, Thiago Antonio, Marcus Monteiro, Franquia Empresa, Blog Mídias Sociais, Abre Aspas, Chronus Blog, Sedentarismo Intelectual, PopNutri.

Agora eu vou ficando por aqui. Afinal, são 3:30 da manhã neste momento em que concluo a postagem, e já estou pra lá de Bagdá. Desse jeito, quase que eu consegui chegar no Paquistão!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lançamento Colaborativo do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto


O eBook Web 2.0 - Erros e Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto - é um relato prático e real de experiências acumuladas no desenvolvimento de um projeto para a web.

O autor Paulo Siqueira, tem mestrado em Engenharia de Software pelo IPT. É professor universitário e tem de 27 anos de experiência em TI. Trabalha para a UNICEF, no Paquistão, como Gerente de TI. Trabalhou para Seven Networks International, UN-ICTY, Banco Mundial, IFES-USAID, UNDP-PAPP, UNV-PNUD e ICS-UNIDO, e Banespa-Santander, em diferentes lugares do mundo.

O prefácio de é Gilson Schwartz, economista, sociólogo e jornalista, é professor de economia e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, da USP.

A capa é de Orlando Pedroso, ilustrador e artista gráfico, colaborador da Folha de São Paulo, revistas da imprensa e livros infanto-juvenis.

A divulgação é parte de um processo colaborativo que envolve diversos blogues e a plataforma Twitter. O lançamento do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos - será feito por vários blogs no mesmo dia, e você também pode participar!

Seu blog aparecerá dentro do eBook, com logotipo e link no capítulo "Apoio". Além disso, seu blog aparecerá também no post de lançamento que será publicado em todos os blogs participantes.

O lançamento do e-book será no dia 30 outubro de 2009, sexta-feira, via Twitter e blogues. Para participar, acesse o blog Mobilidade.

Para saber mais, acesse o Press Release completo do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto.

O Irradiando Luz é apoiador desta iniciativa. Participe!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

BAD09: Blog Action Day 2009 - Climate Changes - Mudanças ClimáticasEsta postagem faz parte do Blog Action Day 2009
Dia de Ação dos Blogues 2009 – “Mudanças Climáticas”. Participe!

O Dia de Ação dos Blogues 2009 acontece hoje, dia 15 de Outubro. A blogosfera está em polvorosa. O tema deste ano é “Mudanças Climáticas”.

Atualmente, a humanidade vive uma série de ameaças à continuidade da vida no planeta. Grande parte destas ameaças foi criada ou agravada pela ação humana. Da mesma forma, grande parte destes problemas também pode ser resolvido através da intervenção humana.

Será que blogagens coletivas são um caminho para esta intervenção positiva? Há controvérsias, mas mesmo assim, acredito que ao menos um grande número de pessoas está entrando em contato com este tema tão “quente” na atualidade.

Até o momento, estão participando 10.008 blogs de 151 países, totalizando 13.111.832 leitores. São números expressivos, mas ainda inferiores aos atingidos no ano passado, quando 12.800 blogs falaram sobre a Pobreza, ou ainda em 2007, ano da criação do evento, em que 20.613 blogs falaram sobre Meio Ambiente.

Fiz uma compilação das melhores postagens que encontrei na Irmandade blogueira sobre o tema:

Irradiando Luz

Blog Action Day 2009 - Climate Change

[Sustentabilidade] Aumento do Efeito Estufa

[Sustentabilidade] Chuva ácida

[Sustentabilidade] Buraco na camada de ozônio

[Sustentabilidade] Fontes de energia limpas ou renováveis?

Irradiando Luz Especial Sustentabilidade

UsuárioCompulsivo

Dia de Ação Global - Mudanças Climáticas

Cova do Urso

Blog Action Day 2009 – Climate Change

Blog Action Day 2009 – O nosso planeta está a transformar-se

Zero Track

Blog Action Day’09 Climate Change

Vivo Verde

Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

Nerds Somos Nozes

Blog Action Day 2009. É hoje!

[Blog Action Day] Paul Watson - O Ecopirata

[Blog Action Day] Toma deste lixo, que ele é seu!

[Blog Action Day] Série Toxic, da Vice

[Blog Action Day] Eco Mouse manda seu PC pra espera com um botão

[Blog Action Day] no Vivo Verde

Luz de Luma, yes party!

Blog Action Day’09 – Professores e Mudança Climática

Grãos de Areia pelo Infinito

Blog Action Day 2009 – Eu adiro II

 

Você também participou? Comente e deixe seu link…

AXÉ e TransformAção!

[Sustentabilidade] Fontes de energia limpas ou renováveis?

Energia LimpaPainéis de Energia solar: energia limpa ou renovável? (Imagem: 138 Photo)

Matriz Energética significa o modo como determinada sociedade ou país obtém sua energia, não apenas a elétrica, mas qualquer forma de energia produtiva, inclusive a que move a frota de veículos. Esse é na atualidade, um dos mais importantes assuntos para as discussões sobre o futuro da humanidade. Indústrias, comércio, serviços, meios de comunicação, de transporte e até o acesso à água dependem de equipamentos movidos à energia elétrica e combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.

As fontes de energia são divididas em renováveis e não-renováveis. As energias não-renováveis, além de serem finitas, são poluentes, já que emitem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, causador de sérios problemas de saúde pública e ambientais, como o efeito estufa. Um exemplo é o das usinas termoelétricas, que queimam combustíveis não renováveis (diesel, gás, urânio) para gerar energia elétrica e emitem gases poluentes na atmosfera. São fontes não-renováveis: o petróleo e seus derivados, gás natural, urânio e outras fontes de energia nuclear, além de carvão mineral.

As energias renováveis são aquelas cujas fontes não se esgotam, ou seja, se renovam. O sol, por exemplo, não irá deixar de brilhar se for aproveitado, bem como o vento pode ser usado por aero geradores sem que se reduza sua velocidade. São fontes renováveis a água, o sol, o vento e a biomassa.

É importante ressaltar que nem todas as maneiras de aproveitar as fontes renováveis de energia são sustentáveis.

Um exemplo disso é a energia das águas. No Brasil, as condições naturais privilegiadas incentivaram instalação de hidroelétricas, responsáveis hoje por cerca de 75% da energia elétrica do país. As usinas hidroelétricas são fontes renováveis de energia, mas nem por isso são completamente limpas. Cada represa construída faz surgir grandes lagos que alagam vastos terrenos de mata virgem e contribuem para a destruição da biodiversidade, além de deixarem desabrigadas populações inteiras.

Biomassa

Menos poluentes e biodegradáveis, os biocombustíveis podem ser utilizados puros nos motores ou misturados com outros produtos inflamáveis.

O tipo mais difundido de biocombustível no Brasil é o álcool proveniente da cana de açúcar. Mas os biocombustíveis podem também ser derivados de diversos vegetais, como dendê, girassol, babaçu, amendoim e soja, dentre outras.

É importante ressaltar que o biocombustível só é sustentável a partir do momento em que a produção do mesmo for feita de forma harmônica com o meio ambiente. Atualmente, no Brasil, fala-se muito no álcool como um biocombustível sustentável. Mas como foi mencionado anteriormente, a produção de cana-de-açúcar no Brasil, em sua maioria, é feita de maneira completamente insustentável, pois além de ser uma monocultura degradante para o ecossistema, ainda é realizada com mão-de-obra semi-escrava, os chamados bóias-frias.

Além do mais, a queima de biocombustíveis ainda libera poluentes na atmosfera. Assim, apesar de ser uma fonte renovável, não chega a ser uma solução definitiva em termos de sustentabilidade, mas sim uma solução emergencial para um problema grave.

Energia Eólica

A energia dos ventos é abundante e está disponível em todos os lugares. Desde a antigüidade, as velas davam velocidade aos barcos, e o uso de cata-ventos para mover bombas d´água também não é uma novidade. A partir da década de 70, no entanto, a evolução da tecnologia aeronáutica e a crise do petróleo fizeram com que o uso de grandes aero geradores para a produção em larga escala de energia elétrica se tornasse uma opção viável.

Em todo o Brasil, a faixa litorânea apresenta ventos muito adequados para o aproveitamento em larga escala da energia eólica. No entanto, o país estava situado em 10º lugar na lista dos países que utilizam-se desse tipo de energia. A energia eólica está presente no Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Biodigestores

Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos dejetos é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (Biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (Biofertilizante), e uma parte líquida que pode ser usada como alimento para peixes.

O Biofertilizante apresenta alta qualidade para uso como fertilizante agrícola. O Biogás é um gás inflamável produzido por microorganismos que pode ser aproveitado em fogão doméstico, como combustível para motores de combustão interna ou até mesmo geração de energia elétrica.

A redução das necessidades de lenha poupa as matas. A produção de biogás representa um importante meio de estímulo à agricultura, promovendo a devolução de produtos vegetais ao solo e aumentando o volume e a qualidade de adubo orgânico. Os excrementos fermentados aumentam o rendimento agrícola.

O desenvolvimento de um programa de biogás também representa um recurso eficiente para tratar os excrementos e melhorar a higiene e o padrão sanitário do meio rural.

Os objetivos dos biodigestores podem variar de localidade para localidade, podem ser empregados na obtenção de combustível de alta qualidade para as áreas rurais, sendo, ao mesmo tempo, preservado o valor do efluente como adubo; podem visar atender ao duplo objetivo de produção de energia e de tratamento de dejetos, principalmente de animais em fazendas, o que possibilita o manuseio de um material sem odores.

O Brasil dispõe de condições climáticas favoráveis para explorar a imensa energia derivada dos dejetos animais e sobras de plantio, bem como dos resíduos sólidos orgânicos (lixo) das cidades.

Energia Solar

O Sol é uma importante fonte de energia, pois a temos em praticamente todos lugares do planeta. Pode ser utilizado como:

· Energia Elétrica: em um sistema composto de placas que absorvem radiação solar e a convertem em energia elétrica.

· Aquecedor Solar: Essa é uma solução muito simples. Pode-se pegar uma caixa qualquer, ou até mesmo um pneu velho, colocar uma serpentina por dentro e coloca-lá exposta ao sol. Isso irá aquecer a água que passa pela serpentina, que poderá ser utilizada para banhos e torneiras da casa, por exemplo.

· Forno Solar: Podemos utilizar uma caixa de papelão forrada com papel alumínio, com as bordas direcionadas ao sol. Então coloca-se uma panela e um vidro por cima. A temperatura pode passar dos 100ºC, dependendo da eficiência e vedação de seu forno.

BAD09: Blog Action Day 2009 - Climate Changes - Mudanças ClimáticasEsta postagem faz parte do Blog Action Day 2009
Dia de Ação dos Blogues 2009 – “Mudanças Climáticas”. Participe!

[Sustentabilidade] Buraco na camada de ozônio

Camada de ozônioBuraco na Camada de Ozônio (Imagem: Ampliato [Edu])

A Camada de Ozônio (ou Ozonosfera) corresponde a uma faixa da alta atmosfera onde se concentra esse gás, envolvendo toda a Terra. O Ozônio, sem a presença do Cloro, age como um escudo contra as radiações UV. É um gás tão raro e tão precioso na alta atmosfera que se a ozonosfera fosse trazida para o nível do mar nas condições normais de temperatura e pressão, esta camada chegaria à espessura de apenas três milímetros. É este gás que nos protege de ter a nossa pele cauterizada pelas radiações Ultra-Violetas do Sol.

A conseqüência imediata da exposição prolongada à radiação UV é a degeneração celular que ocasionará um câncer de pele nos seres humanos de pele clara. As pessoas de pele escura não estão livres desse câncer, a diferença é somente o tempo de exposição. Até o final da década de 1990, os casos de câncer de pele registrados devido ao buraco na camada de Ozônio tiveram um incremento de 1000% em relação à década de 1950. Esse buraco é uma falha na Camada de Ozônio, causada por outros gases sintéticos (como o CFC) que são lançados na atmosfera pelas atividades humanas e destroem o ozônio.

O buraco na camada de ozônio tem implicações muito maiores do que o câncer de pele nos humanos. As moléculas orgânicas expostas à radiação UV têm alterações significativas e formam ligações químicas nocivas aos seres vivos. A radiação UV atinge em especial o fitoplâncton que habita a superfície dos oceanos e morre pela sua ação.

BAD09: Blog Action Day 2009 - Climate Changes - Mudanças ClimáticasEsta postagem faz parte do Blog Action Day 2009
Dia de Ação dos Blogues 2009 – “Mudanças Climáticas”. Participe!

[Sustentabilidade] Chuva ácida

ChuvaAcidaChuva Ácida, um problema da era industrial (Imagem: ,azeite).

A chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo nitrogênio do ar, que se combinam com o oxigênio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Estes se difundem pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado.

Existem fenômenos naturais que contribuem para a produção de gases ácidos lançados na atmosfera, tais como vulcões e processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.

Atualmente, os seres humanos são os principais causadores da chuva ácida. As fontes humanas dos gases que causam a chuva ácida são as indústrias, as usinas termoelétricas (com a queima de carvão mineral e derivados de petróleo) e os veículos de transporte. Os gases podem ser carregados por milhares de quilômetros na atmosfera antes de serem convertidos em ácidos e então precipitados.

A chuva ácida industrial é um problema sério na China, na Europa Ocidental, na Rússia e em áreas sob a influência de correntes de ar provenientes dessas áreas, Esses países queimam carvão com enxofre em sua composição para gerar calor e eletricidade.

BAD09: Blog Action Day 2009 - Climate Changes - Mudanças ClimáticasEsta postagem faz parte do Blog Action Day 2009
Dia de Ação dos Blogues 2009 – “Mudanças Climáticas”. Participe!

[Sustentabilidade] Aumento do Efeito Estufa

sol_f_008

Atualmente, a humanidade vive uma série de ameaças à continuidade da vida no planeta. Grande parte destas ameaças foi criada ou agravada pela ação humana. Da mesma forma, grande parte destes problemas também pode ser resolvido através da intervenção humana.

O efeito estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior porque o calor do sol fica retido na atmosfera. Você sabia que o efeito estufa, dentro de uma determinada faixa (efeito estufa natural), pode ser considerado como uma coisa boa? Sem ele, a vida como a conhecemos, não poderia existir. O que se pode tornar catastrófico é um aumento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine o aquecimento global.

Alguns gases, como o vapor de água, dióxido de carbono (CO2) e metano, absorvem parte da radiação infravermelha re-emitida pela superfície da Terra, e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol, e a atmosfera fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases “de estufa”.

Aumento do Efeito Estufa

A poluição dos últimos duzentos anos, causada pela queima de combustíveis fósseis, destruição das florestas e grandes produções de dejetos orgânicos, tornou mais espessa a camada de gases do efeito-estufa existentes na atmosfera.

Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra, e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome.

Em escala global, o efeito estufa provoca o aquecimento do clima, o que tem conseqüências catastróficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal. A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com sua seqüela de destruição e morte.

BAD09: Blog Action Day 2009 - Climate Changes - Mudanças ClimáticasEsta postagem faz parte do Blog Action Day 2009
Dia de Ação dos Blogues 2009 – “Mudanças Climáticas”. Participe!

sábado, 3 de outubro de 2009

Blog Action Day 2009 - Climate Change

Dia de Ação dos Blogues 2009 - Mudanças Climáticas

O Dia de Ação dos Blogues 2009 está de volta e acontece no dia 15 de Outubro! Desta vez, o tema escolhido foi Mudanças Climáticas. Blog Action Day é um evento anual que reúne blogueiros do mundo inteiro para postarem artigos, todos no mesmo dia, com o objetivo de atrair atenção para uma causa de importância global.

O Blog Action Day 2009 será o maior evento de transformação social da web de todos os tempos. Um dia. Uma causa. Milhares de vozes.

Confira o vídeo da campanha (em Inglês):

Como não poderia deixar de ser, o blogue Irradiando Luz apóia esta iniciativa. Afinal de contas, este evento tem tudo a ver com um dos temas mais recorrentes deste blogue, Sustentabilidade.

Como participar do Blog Action Day?

É muito fácil. Basta inscrever-se no site oficial e depois preparar sua postagem sobre o tema, publicando-a no dia 15 de Outubro.

A idéia é escrever sobre as mudanças climáticas no contexto do seu blogue. Se você escreve sobre tecnologia, por exemplo, você pode abordar as tecnologias limpas na sua postagem.

Se o seu blogue é sobre espiritualidade, dê uma olhada nas postagens da série Especial Sustentabilidade, aqui no Irradiando Luz, e inspire-se.

Blog Action Day 2008 - Poverty

No ano passado, o tema do Dia de Ação dos Blogues foi a Pobreza. Para marcar a ocasião, publiquei diversas postagens e compilei o melhor do que foi publicado na I-rmandade Blogueira sobre o assunto:

Irradiando Luz
Blog Action Day 2008
Dia do Blogue-Ativismo
A Grande Transformação
Moradores de Rua
Sustentabilidade
Minhas Atitudes
Compaixão, por Dalai Lama

UsuárioCompulsivo
15 de outubro, Dia de Ação nos Blogs
BAD 2008 :: Objetivos do Milênio, por Gabriel Dread
BAD 2008 :: O que é pobreza? por Gabriel Dread 
BAD 2008 :: Caridade Virtual, funciona mesmo?

Blogando 2.0
Eu também estou no Blog Action Day 2008!
O que fazer para acabar com a fome no mundo?
O que podemos fazer individualmente para acabar com a pobreza?

Universo 42
Porcos São Tratados Melhor do que Pessoas

Prolixo Lacônico
Something Wrong

Nerds Somos Nozes
Dia de ação dos blogs
Guia de Sobrevivência para Nerds Pobres
Toca Aquela
Blog Action Day 2008

Luz de Luma, yes party
Blog action day 08

Blogs profissionais
Blog Action Day - Dia de ação nos blogs

E você, participou em 2008? Vai participar em 2009? Comente!



Arquivo do blog

| Irradiando Luz -alguns direitos reservados|
Real Time Web Analytics ^